O Pescoço

O Pescoço

Elemento de ligação entre a cabeça e o tronco, o pescoço é parte do corpo dos vertebrados. Constituído pelas sete vértebras cervicais que articulam com o crânio, com as clavículas e com a coluna vertebral, sendo suportado por vários músculos que dão à cabeça os seus movimentos.

O pescoço é um dos pontos fracos dos vertebrados, uma vez que, seccionando-o, o individuo falece, não só pela perda de grande quantidade de sangue, como principalmente por deixar de haver comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. O enforcamento é outra forma de terminar a vida de um animal, por sufocamento; esta ação também pode ser realizada voluntariamente, como uma forma de suicídio.

Não é o caso da guilhotina!

Em 1791 Robespierre foi um dos principais líderes da insurreição popular do Campo de Marte.

Sua fama de defensor do povo lhe valeu o apelido de “Incorruptível”.

Combateu então a facção dos girondinos, menos radicais.  Robespierre foi um dos que pediram a condenação do rei Luís XVI, guilhotinado em 21 de janeiro de 1793.  Em julho do mesmo ano, Robespierre criou um Comitê de Salvação Pública para perseguir os inimigos da revolução. Foi instaurado o regime do “Grande Terror” – o auge da ditadura de Robespierre. Em 1794, Robespierre mandou executar Danton, o revolucionário que propunha um rumo mais moderado para a revolução. Neste mesmo ano, tornou-se Presidente da Convenção Nacional. No dia 27 de julho, numa sessão tumultuada, Robespierre foi ferido e teve que sair da sala às pressas. Foi detido imediatamente por seus inimigos e, um dia depois, guilhotinado.

O relato bíblico representa a decapitação de João Batista por Herodes Antipas. De acordo com os evangelhos sinóticos, Herodes mandou prender João por ele o ter admoestado se divorciando de sua esposa (Phasaelis) e, ilegitimamente, tomar como amante Herodias, a esposa de seu irmão Herodes Filipe I.

No aniversário de Herodes, a filha de Herodias (tradicionalmente chamada de Salomé) dançou perante o rei e seus convidados. Sua dança agradou tanto Herodes que, bêbado, ele prometeu a ela qualquer coisa que desejasse, limitando a promessa em metade de seu reino. Quando a filha perguntou à mãe o que deveria pedir, Herodias solicitou que ela pedisse a cabeça de João Batista numa bandeja. Mesmo chocado com o pedido, Herodes relutantemente concordou e mandou executar João na prisão.

Decapitação de João Batista. 1608. Por Caravaggio, atualmente na Igreja de São João, em Valeta, na Ilha de Malta.

Em a “A queda de Pompeu”, Cleópatra não se dá por vencida e consegue juntar um pequeno exército de mercenários, tendo regressado ao Egito para lutar contra o irmão.

Entretanto a situação internacional altera-se quando a 9 de Agosto de 48 A.E.C,  Pompeu é vencido por César na Batalha de Farsália, na Tessália.

Após a derrota, procura refúgio em Alexandria, tendo Ptolomeu XIII declarado que aceitava recebê-lo.

Contudo, o verdadeiro plano do rei consistiu em ordenar a morte de Pompeu, julgando que desta forma agradaria a César.

O assassino de Pompeu, um romano ao serviço de Ptolomeu XIII, lhe corta a cabeça, que o rei apresentou a César.

No entanto, esta atitude foi um erro, dado que César ficou horrorizado com o ato bárbaro.

Apesar de inimigos políticos, Pompeu tinha casado com a filha de César, que morreu dando à luz um filho.

César toma Alexandria e decide resolver o conflito entre Ptolomeu XIII e Cleópatra.

A guilhotina já era embrionária na mente e no pescoço!

Ela não mandou cortar O Pescoço da Serpente!

Na Maçonaria também usamos sinais referentes ao Pescoço…

A imagem acima é um sinal Maçônico. O sinal é um movimento de mão aberta passando pela garganta, uma alusão á pena pelo juramento na elevação ao grau conquistado. É dito:

“Se violar este juramento, seja arrancada minha língua, o pescoço cortado e o meu corpo enterrado na areia da praia”.

No decorrer dos tempos, O Pescoço é o alvo de barbáries e símbolo de violência. Antes fosse apenas para usar adornos e adereços embelezadores.

O grupo radical EI (Estado Islâmico), que assumiu o controle de várias cidades na Síria e no Iraque, divulgou um vídeo que mostra militante decapitando o jornalista americano Steven Sotloff.

Mulher aprisionada pelo fundamentalismo islâmico.

Quando Fanatismo Religioso e Político tem o Poder, os Inocentes pagam.

Fanatismo religioso é uma forma de fanatismo baseada em rejeição de qualquer outra ideia que não a da interpretação religiosa particular de quem o possui, não raro considerando-se quem diverge como inimigo. Não é típica de nenhuma religião em particular, distinguindo-se de outras formas de fanatismo (por exemplo, o político e o ideológico) apenas por envolver uma religião ao invés de uma ideologia ou opção política. Wikipédia.

No livro “O Desaparecimento de Deus: Um Mistério Divino” de Richard Elliott Friedman fica um questionamento interessante: Por que o Deus que era conhecido através de milagres e de interações diretas no início da Bíblia vai pouco a pouco se tornando oculto, até deixar os seres humanos inteiramente sozinhos ao final da Bíblia?

Nesta foto que fiz em Firenze – Itália, enquanto o David virava O Pescoço para outro lado, alguém carregava uma “pedra bruta”… Imagino á ser lapidada!

Em A Gaia Ciência, Livro 2, seção 76, lemos:

O maior perigo que pairou sobre a humanidade e ainda paira é a erupção da loucura – que significa a erupção da arbitrariedade no sentir, no ver e no ouvir, o prazer na falta de disciplina mental, a alegria na desrazão humana. Não é a verdade e a certeza que são o oposto do mundo do louco, mas sim a universalidade e a força unificadora universal de uma fé; em suma, o caráter não arbitrário dos julgamentos.

 

Uma resposta para “O Pescoço”

  1. Excelente aula ilustrada, vou reler mais vezes.Finalizando com a guilhotina que cortou muitos pescoços e a Marselhesa. Ótima. Especial. …. Parabéns com minha admiração. .. … Alegre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *